logo cabeçalho
um pouco

da nossa história

O Instituto Redes para o Desenvolvimento é uma organização da sociedade civil que promove o desenvolvimento econômico e social, o combate à pobreza, a promoção de direitos estabelecidos, a construção de novos direitos e o desenvolvimento sustentável, justo e solidário.

“Acreditamos em uma sociedade mais justa, sustentável e solidária, fundamentada em princípios de democracia, justiça social e direitos humanos.”

Fundado em 2003 com o nome de Instituto Integra, herdamos o conhecimento da Cooperativa Integra, fundada em 1999, que desenvolveu e implementou projetos em cooperação com iniciativas do setor privado, público e grupos sociais organizados.

Em 2018, o Instituto mudou sua razão social para Instituto Redes para o Desenvolvimento, com o objetivo de focar no desenvolvimento local e retornar sua sede ao território da Freguesia do Ó, na região Noroeste da cidade de São Paulo, onde atuamos até hoje.

O Instituto Redes para o Desenvolvimento atua em quatro grandes eixos:

1. Assessoria na execução de programas de geração de trabalho e renda

2. Formação de agentes solidários e de desenvolvimento local

3. Assessoria a empreendimentos autogestionários e populares

4. Qualificação profissional para jovens e adultos

Em cada um desses eixos, oferecemos consultoria, planejamento, apoio, capacitação, acompanhamento e avaliação, buscando atender às demandas e às vocações locais, bem como fortalecer o protagonismo e a participação dos grupos e comunidades envolvidos. Ao longo desses anos o Instituto realizou diversos projetos em parceria com diferentes agentes públicos e privados, como prefeituras, secretarias, fundações, empresas, universidades, sindicatos, associações, cooperativas, entre outros.

Alguns exemplos de projetos são: Programa Empreendedor Popular (PEP) e o Programa Incubadora de Cooperativas (PIC) com a prefeitura de Santo André, Capacita Sampa com a prefeitura de São Paulo, Neates/SP, projeto Pronasci, projeto Redes Dois,Trabalho e Cidadania na Periferia, Economia Solidária,Formaliza Já, Redes de Cooperação Solidária eTerritório sem Fome, entre outros. Esses projetos beneficiaram milhares de pessoas, especialmente mulheres, jovens, trabalhadores informais, desempregados, empreendedores populares e coletivos que puderam acessar oportunidades de trabalho, renda, educação, cultura, cidadania e desenvolvimento.

Nos orgulhamos de contribuir para o desenvolvimento local e para a economia popular solidária na região Noroeste de São Paulo e de fazer parte da história de tantas pessoas que sonham e lutam por uma sociedade mais justa, democrática e sustentável.

O Instituto e os ODS

Nossa organização está alinhada com os ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que são metas globais para promover o bem-estar social, econômico e ambiental. Entre os 17 ODS, destacamos como prioritários para nossa atuação:

ícone Erradicação Pobreza

Buscamos contribuir para a redução da pobreza e da vulnerabilidade social, por meio de projetos que geram renda, trabalho e oportunidades para os territórios e comunidades onde estamos presentes.

ícone Fome Zero

Apoiamos iniciativas que promovem a segurança alimentar e nutricional, o fortalecimento da agricultura familiar e a preservação dos recursos naturais.

ícone Trabalho Decente

Valorizamos nossos colaboradores e parceiros, oferecendo condições dignas de trabalho, remuneração justa e capacitação profissional. Também incentivamos o desenvolvimento econômico local por meio de compras solidárias e sustentáveis que apoiam o empreendedorismo.

ícone Redução Desigualdades

Respeitamos a diversidade e a inclusão em todas as nossas relações combatendo qualquer forma de discriminação ou violação de direitos humanos. Também promovemos ações de cidadania e participação social, visando a redução das desigualdades e o empoderamento das minorias.

ícone Cidades Sustentáveis

Investimos na melhoria da qualidade de vida das pessoas por meio de projetos que melhoram a infraestrutura urbana, o acesso à moradia, à saúde, à educação, à cultura e ao lazer. Também buscamos minimizar os impactos ambientais de nossas operações, apoiando práticas de eficiência energética, gestão de resíduos e redução de emissões.

ícone Consumo Responsável

Somos comprometidos com a sustentabilidade em toda a nossa cadeia de valor, desde a escolha dos materiais até o pós-consumo dos nossos produtos. Através de nossa Rede de Consumo buscamos oferecer soluções que atendam às necessidades dos nossos amigos e parceiros, sem comprometer o futuro das próximas gerações.

ícone Meios Implementação

Reconhecemos que os desafios da sustentabilidade são complexos e exigem a colaboração de todos os setores da sociedade. Por isso, buscamos estabelecer parcerias estratégicas com organizações públicas, privadas e da sociedade civil, que compartilham dos mesmos valores e objetivos que nós.

Esses princípios direcionam nosso compromisso social com os territórios que atuamos, cruzando nossos projetos e estes objetivos sustentáveis.

Bem-vindas e bem-vindos.Equipe Instituto Redes